quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SUZANNE PITTSON FAZ UM TRIBUTO A FREDDIE HUBBARD EM "OUT OF THE HUB"

Buscando a essência da Freddie Hubbard: Suzanne Pittson "Out of the Hub"
 Suzanne vocalista Pittson previamente aceitou o desafio de interpretar John Coltrane liricamente 's opus "Resolução" de "A Love Supreme". Com o consentimento de Alice Coltrane, ela o fez com toda a humildade, devido ... e com gosto! NEA Jazz Master trumpeter Freddie Hubbard . Seu mais recente esforço é um tributo de amor a um artista cuja lenda parece estar crescendo lentamente em ascendência, o falecido Mestre NEA Jazz trompetista Freddie Hubbard.  Para "Out of the Hub" Suzanne endereços composições creditada a Freddie e músicas que ele indelevelmente melhorada através de sua arte, e ela atinge essa meta admirável, na companhia de alguns dos melhores músicos contemporâneos, incluindo o trompetista Jeremy Pelt, o saxofonista Steve Wilson, o baixista John Patitucci, o baterista Willie Jones 111, cônjuge e Jeff Pittson no piano. 

 Por que Freddie Hubbard, e que é sobre sua música que te inspirou a fazer esta gravação? 

Deixe-me explicar-lo desta maneira - na hora que eu ouvir um Freddie Hubbard gravação, eu só tenho que ir transcrever seu solo e eu, invariavelmente, fortalecer a minha determinação para se tornar um melhor músico e improvisador.  Acho que isso resume o conceito de um mentor. Então eu teria que dizer que esta gravação foi feita como uma expressão da minha gratidão e como uma oportunidade para desenvolver minhas habilidades de improvisação por meio de composições que eu amo.
. Ouvi pela primeira vez com o Freddie VSOP - Herbie Hancock, Wayne Shorter, Ron Carter e Tony Williams - no Teatro Grego em Los Angeles.  Eu estava completamente fascinada com Freddie tocando e depois que fui ouvi-lo sempre que possível.  Seu comando do instrumento e entrega apaixonada foram surpreendentes.  Eu cresci em uma família de músicos de jazz e ouviu jazz a partir de uma idade muito jovem, no entanto, naquela época, eu estava estudando para ser pianista clássico.  Quando os problemas de mão forçou-me a encontrar um outro meio de expressão artística, comecei a cantar jazz. Com um fundo de piano extensa e diplomas de graduação e mestrado em música sob o meu cinto, eu fiquei muito determinado a aprender a linguagem jazz, e começou a transcrever e cantando solos pela instrumentistas do jazz moderno.Quanto mais eu estudava música de Freddie, mais eu ganhei o respeito a profundidade de sua arte.  Ele simplesmente nunca perdeu. Irônico que o meu marido Jeff partes meus sentimentos, e houve um momento em que ouvimos constantemente para uma fita caseira de solos, mas nada Freddie.  Ao longo dos anos, eu executei músicas como "Skydive", "Take It To The Ozone" e "Como Byrd." Mas foi em  2003 que comecei a escrever letras para várias de suas músicas, e realizou um conjunto completo de sua música.

. Eu vejo da foto montage CD que você teve a oportunidade de interagir com Freddie antes que ele passou. Did you have the concept of interpreting his tunes at that time? Você tem o conceito de interpretar suas músicas naquela época? 

Este projecto é algo que venho pensando há muito tempo. Como eu mencionei acima, eu tinha escrito letras para um bom número de canções de Freddie em 2003, realizando-as ao longo dos anos. No entanto, a mudança 2005 de San Francisco a Nova York adiou o projeto até 2008.  Em junho de 2008 Jeff e eu fui ouvir show de aniversário de Freddie 70 no Clube de Jazz Iridium, em Nova York com a intenção de lhe contar sobre o projeto. Enquanto estávamos nos bastidores, onde esta foto foi tirada, eu não só pediu sua permissão para gravar sua música, mas também lhe disse que ele era o meu ídolo (ele tinha acabado de contar o cara na frente de nós que Clifford era seu ídolo, então Eu segui o seu exemplo). Ele remeteu-me para seu editor, Laurie Goldstein que me ajudaram a apresentar a letra para a aprovação oficial. Freddie aprovou as letras das cinco de suas composições em 15 de setembro de 2008, apenas três meses antes de falecer, dizendo que estava muito lisonjeado e ansioso para ouvir o CD. Eu nunca vou esquecer sua bondade ou a confiança que ele depositou em mim.

 Você escolheu uma ampla gama de materiais relacionados à Freddie, a partir de seu clássico jazz "Up saltou da Primavera" de uma das músicas pop que ele interpretou, "Betcha By Golly Wow!" Considerando seu livro, como é que você vai fazer essas escolhas? 

. Depois de falar com Laurie Goldstein, descobri que algumas das músicas que eu esperava para gravar, não eram de propriedade de Freddie. Eles haviam sido apropriados pela gravadora nos primeiros anos, antes de direitos autorais de sua música ou montou sua Companhia de Música Hubtones. Só de ouvir isso me irritou, e eu prontamente mudou meu repertório de músicas do Catálogo Hubtones - que foram realmente possuído por Freddie - e junto com meu marido Jeff e filho adolescente Evan, começou a escrever novas letras.  Isto incluiu Lament Para Booker com o vocalese, True Colors, The Melting Pot e Um de outro tipo. Evan, que tinha 15 anos na época, escreveu a letra de uma de outro tipo, retitling-lo fora do Hub. Eu já tinha escrito Byrd Como e Crise com vocalese, vinha desempenhando até saltou de Primavera (com letras incríveis Abbey Lincoln), Você é meu tudo, momento a momento e Betcha By Golly, Wow!  As letras foram escritas por Gibraltar Catherine Whitney, uma cantora em Chicago que eu encontrei através Hubtones. A linguagem de improvisação impressionante Freddie realmente me emociona, por isso estou atraído para as músicas que exibem essas linhas complexas. Quando visto a partir desta perspectiva, torna-se claro por que eu fiz algumas destas escolhas.  Naturalmente, a maioria das músicas Freddie refletem esse elemento de sua maneira de tocar.  Mas eles nunca são sobre técnica pura - eles também incorporam lirismo. Há alguns anos, Freddie participaram de um "artista Seleciona" compilação de sua música a partir dos anos a Blue Note.Aconteceu de eu ver esse CD há um mês atrás e notei que cinco das músicas que Freddie selecionado como suas favoritas são as que eu gravei - Como Byrdlike , The Melting Pot, Lament para Booker, saltou para cima da Primavera e Crise.   Eu tomei isso como um aceno de aprovação.

 Você está também a sorte de estar trabalhando com um elenco tão forte de músicos nesta data.
? O que o planejamento foi para a seleção deste grupo especial de músicos e como você trabalha essas seleções com eles? 

Sim, estou muito feliz que esses caras concordaram em brincar comigo e isso tomou uma grande dose de planejamento. Felizmente Dois Sistemas de Gravação acomodados minha sessão no apenas 2 dias que John Patitucci estava disponível!. John, além de ser um baixista incrível e um músico, é também um colega no City College de Nova York. Então eu perguntei a John primeira e construiu a programação em torno dele. . Isso deu-me um ponto de partida.. Eu joguei com Steve no ano anterior, e Jeff conheceu Jeremy em uma sessão.  Nome de Willie apareceu e ele estava livre. E eles se conheciam de várias sessões e shows.  Meu marido Jeff concebeu novos arranjos para as pontas (com fabulosas solis original para voz e instrumento) e criei todas as cartas no Finale. Nós tivemos um ensaio na véspera da sessão, então só fui no estúdio e tocou ... ... com os cornos no primeiro dia e com apenas a mim mesmo e seção rítmica no segundo.  Esses caras são leitores mestre, então eles são usados ​​para fazer as coisas direito da primeira vez. Todos eles jogou muito bem, como você pode ouvir, e eu acredito que fomos fiéis ao espírito de Freddie.  Eu já executou o material com outras bandas, e cada um traz um conceito único para a mesa. Gosto de criar um ambiente onde cada músico pode expressar livremente a si mesmos, onde não se sente bloqueado ou restrito.  Com isto dito, eu estou ansioso para ver como evolui este material para a estrada!
"A tarefa da arte é enorme."
–Leo Tolstoy -Leo Tolstoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário