segunda-feira, 7 de abril de 2014

AHMAD JAMAL UMA DAS ATRAÇÕES DO BMW FESTIVAL 2014

Biografias POR 

Um dos pianistas Mais individualistas, compositores e arranjadores de SUA Geração, Ahmad Jamal Técnica disciplinada 'se Estilo minimalista Teve hum Enorme Impacto sobre o trompetista Miles Davis , e Jamal E frequentemente citado Como tendão contribuído par o Desenvolvimento fazer cool jazz AO Longo dos Anos 1950 . Embora Jamal era hum Jogador Altamente técnico proficiente, Bem Versado NAS expressões idiomáticas de ginástica de balanço e bebop, elemento optou POR Jogar los hum Estilo Mais pared parágrafo Baixo e matizada. Ó Que significa DiZer Opaco, enquanto elemento brincava com uma Habilidade de hum muitas virtuoso, era Vezes o Opaco elemento escolheu Localidade: Não Jogar Opaco o marcou Como hum Inovador. Influenciado POR cessos pianistas Como Errol Garner , Art Tatum e Nat King Cole , Bem Como big-band e Música orquestral, Jamal desenvolveu SUA Própria Abordagem de empurrar um Fronteira jazz moderno Opaco incorporou UMA Abundancia de Espaço, um USO Adepto de Tensão e liberar, fraseado Inesperado Rítmica e Dinâmica, e hum Estilo de Composição Altamente melódico.                  
Nascido los Pittsburgh, Pensilvânia los 2 de Julho de 1930, Jamal FOI UMA Criança prodígio e começou a Tocar Piano AOS 3 Anos de idade, Descoberto POR Seu tio. Ate O Momento elementos tinha 7 anos, Jamal estava Estudando los especial com Mary Dawson Cardwell , o Fundador da Companhia Nacional de Ópera Negro. Um músico POR SUA Adolescência, Jamal realizada regularmente na cena de jazz e los locais 1949 excursionou com a Orquestra de George Hudson . DEPOIS de deixar Hudson , juntou Balanço violinista Joe Kennedy 's Grupo das Quatro Cordas , com QUEM ficou ATÉ Kennedy 's da Partida POR Volta de 1950.                     
Música de Câmara do Novo Jazz
DEPOIS de deixar As Quatro Cordas , Jamal Mudou-se par Chicago, Onde formou Seu Proprio Grupo, como Três Sequências com o baixista Eddie Calhoun e guitarrista Ray Crawford . O precursor da Tarde Ahmad Jamal Trio , como Três Sequências Opaco, EM momentos Diferentes, baixistas incluem Richard Davis e Israel Crosby . Durante UMA temporada los Nova York, como Três Sequências pegou uma orelha fazer lendário Registro exec Columbia e caçador de talentos John Hammond Que Assinou o Grupo de para uma subsidiária Columbia Muito Bem los 1951. Durante ritmo este, Jamal Vários lançou álbuns influentes incluíndo Ahmad Jamal Trio Plays (also conhecido Como Música de Câmara do Novo Jazz ) Papagaio em (1955), A Ahmad Jamal Trio los Epic (1955), e Contagem 'Em 88 de Argo (1956). Algumas Das Canções marco gravadas Durante estás incluido sessions "azuis de Ahmad" e "Pavanne", Ambos OS cais Quais d'Orsay tiveram hum Impacto profundo sobre Miles Davis , Que Mais Tarde ecoou o estepe, Qualidade bluesy de Jamal Jogar 's los SUAS proprias Gravações.                                   
Ahmad Jamal não Pershing: But Not for Me
Em 1958, Jamal assumiu UMA RESIDENCIA nenhum salão da Pershing Hotel los Chicago. Trabalhando com o baixista Crosby EO baterista Vernell Fornier , Jamal gravou o album ao vivo seminal, Ahmad Jamal não Pershing: mas Localidade: Não parágrafo MIM . Composto principalmente de padrões de jazz, incluíndo SUA version definitiva fazer Nummer Latina flutuante "Poinciana", o album apresentou Jamal fraseado minimalista 'se Abordagem Única parágrafo uma Pequena jazz Grupo, enfatizando a Dinâmica variada e sombreamento sutil AO Contrário que frenetismo Alta Energia comumente Associado com o jazz dos Anos 40 e 50.              
Embora hum Pouco incompreendido Pelos Críticos da Época Opaco Localidade: Não apreciar plenamente como qualidades inventivas de Jamal Jogar 's, o album was hum Sucesso comercial e permaneceu NAS Paradas de álbuns da Billboard POR Mais de Dois Anos - hum Feito rarefeito parágrafo hum músico de jazz de QUALQUÉR Geração.  
Jamal na Penthouse
O Sucesso estrondoso de Ahmad Jamal não Pershing: mas não para mim . levantou o PERFIL do músico e permitiu-LHE abrir Seu proprio clube e restaurante, o Alhambra, EM Chicago, EM 1959 Durante Este tempo, Jamal lançou Vários álbuns não Rótulo Argo incluíndo Ahmad Jamal Trio, vol. 4 (1958), Ahmad Jamal na Penthouse (1960), Feliz Moods (1960), Alhambra de Ahmad Jamal (1961) e All of You (1961). Infelizmente, o Alhambra Fechado los 1961. No Ano seguinte, Jamal dissolveu Seu trio, Mudou-se de para Nova Iorque e Tomou hum hiato de Dois Anos da Indústria da Música.                 
Ahmad Jamal não Top: Poinciana Revisited
Em 1964, Jamal Voltou a Tocar e gravar. Trabalhando com UMA nova version fazer Seu trio Opaco incluía o baixista Jamil Nasser EO baterista Frank Gant , com QUEM trabalharia ATÉ 1972, Jamal gravou Vários álbuns parágrafo Mais Argo (Mais Tarde renomeada Cadet), incluíndo Naked City Tema (1964), O Rugido fazer Greasepaint (1965), e Extensões (1965), Rhapsody (1966), Heat Wave (1966), Grito Jovem (1967), E o brilhante, o azul eo Belo (1968) . tambem los 1968, Jamal fez SUA ESTREIA Impulse Records, com o album Ao Vivo Ahmad Jamal não Top: Poinciana Revisited . Isto É FOI POR seguido Vários LANÇAMENTOS Mais Impulso incluíndo The Awakening (1970), Freeflight (1971), e Outertimeinnerspace (1972) , Ambos abatidos FAIXAS de SUA Aparição não los Montreux Jazz Festival 1971. Estes álbuns ENCONTRADO Jamal movendo los Direção de hum Estilo infundiu-funk expansivo, Por Vezes, Jogando hum Teclado elétrico Fender Rhodes. de Além Disso, OS ANOS Durante 70 anos, Jamal Mudou- se um parágrafo etiqueta do Século 20 e continuou a Lancar hum Fluxo Constante de álbuns Opaco atraiu Tanto de jazz e de cruzamento Público de hardcore. SEUS De álbuns dos Anos 70, do tanto genética Caminhada (1975) e Intervalos (1979) FAZEM como Paradas de R & B.                                           
Noite Canção
Os Anos 80 continuou a servi hum Momento Produtivo Pará Jamal , Opaco chutou uma Década com álbuns Como Noite Canção los Motown (1980) e Live in Concert Com Gary Burton (1981). DEPOIS de assinar com a Atlantic, Jamal lançou Vários álbuns Bem recebidos Que encontraram elementos retornar AO Seu Classico, acústico som de Pequeños Grupos, incluíndo Digital Works (1985), Live at the Montreal Jazz Festival 1985 (1985), Rossiter Estrada (1986), Cristal (1987), e de Pittsburgh (1989).                
Chicago Revisited: Live at Jazz Showcase de Joel Segal
Os Anos 90 also viram hum ressurgimento fazer e elogios INTERESSE POR Jamal , that was Premiado com o American Jazz Mestre Fellowship Pelo National Endowment for the Arts, EM 1994. Embora elemento Nunca Parou de interpretar como Normas, Jamal Utilizado SUAS Próprias composições CADA Vez Mais . Como o passar das Décadas Durante Este PERÍODO, elemento entregou os tais álbuns Como Chicago Revisited: Live at Jazz Showcase de Joel Segal los Telarc (1992), Live in Paris '92 los Verve (1993), I Remember Duke, Hoagy & Strayhorn los Telarc (1994), Bem Como hum punhado de LANÇAMENTOS Excelentes parágrafo Birdology incluíndo A Essência, pinta. 1 (1995), Big Byrd:. A Essência, pinta 2 (1995) e Natureza: A Essência, pinta. 3 (1997).                     
Olympia 2000
Em 2000, Jamal comemorou Seu Aniversário de 70 Anos com o album concerto L'Olympia 2000 (2001), Que contou com o saxofonista George Coleman . Ele. seguiu com Em Busca da Momentum (2003), DEPOIS de Fajr (2005), E mágico (2008), A Quiet Time (2010), e Blue Moon: A Sessão de Nova York / The Concert Paris . (2012) Em 2013, Jamal lançou o album sábado de manhã: La Buissone Studio Sessions , com o baixista Reginald Veal EO baterista Herlin Riley . tambem los de 2013, Jamal abriu temporada de concertos no Lincoln Center, executando Ao Vivo com a Orquestra de Jazz do Lincoln Center                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário