quinta-feira, 30 de maio de 2013

Antes & Depois com Dee Dee Bridgewater O cantor e apresentador de rádio em ícones vocal de jazz e por que as músicas ainda importa

Pena que não filmar esta sessão de audição. Para ver as expressões faciais de animação do Dee Dee Bridgewater e vê-la responder, tanto física como emocionalmente, gostaria de acrescentar uma camada extra ou dois de significado para o texto. Eu me encontrei com o vocalista peripatético (e seu pequeno maltês, Ayo) em seu hotel em Washington, DC, poucas horas antes de seu desempenho com o Festival de Jazz de Monterey em banda Tour. A atriz e três vezes vencedor do Grammy, de 62 anos, continua a acolher da NPR JazzSet ao perseguir suas aventuras musicais intercontinentais. Sua gravação mais recente é a compilaçãoMidnight Sun , lançado através de suas próprias DDB Records.
Dee_dee_bridgewater_mjf55_9
Tomas Ovalle
Dee Dee Bridgewater, Monterey Jazz Festival, 9/12
1. Betty Carter / Ray Bryant
"Thou Swell" (a partir Conheça Betty Carter e Ray Bryant, Columbia). Carter, vocal; Bryant, piano; Wendell Marshall, baixo, "Papa" Jo Jones, bateria. Gravado em 1955.
ANTES: Betty, cara. Ela era tão maldito subestimado. Ela era um gênio. Quer dizer, do jeito que ela ouviu a música e como ela poderia ter uma simples canção como "Tu Swell" e transformá-lo em uma obra-prima do momento. O trio era tão apertado e ela simplesmente flutua em cima dela como um chifre. As pessoas dizem que está inspirado por Ella, Billie e Sarah, mas ela é minha principal inspiração.
Por quê?
Ela fazia parte da banda e ainda liderou a banda. Ela produziu sua própria música, tinha seu próprio rótulo. Ela fez a sua própria distribuição com Productions Bet-Car.Se eu estou produzindo hoje é por causa de Betty Carter.
Você chegou a conhecê-la?
Sim, eu passei um tempo com ela. Eu era a sua sombra para os dois primeiros anos que eu estava em Nova York. Mesmo quando eu estava fazendo [o musical da Broadway] The Wiz , onde ela estava se apresentando em Nova York, se eu pudesse ir, eu iria. E eu sempre vou sozinho, porque eu não queria ser incomodado. Eu fui para a casa dela quando ela estava vivendo no Brooklyn, ao lado da Brooklyn Academy of Music.
Ela passou por um período em que ela estava brincando com cantando atrás da batida, e ela seria tão atrás que eu acho que ela foi perdida, mas a banda continuou tocando e, em seguida, bam!, Ela estava ali. Eu amo Betty Carter. Obrigado. Essa foi uma ótima maneira de começar.
2. Ray Brown / Milt Jackson
"Eu vou viver a vida eu canto sobre a My Song" (de muita coisa em comum , Verve).Brown, baixo; Jackson, vibrafone; Marion Williams, vocal; "Wild" Bill Davis, órgão, Kenny Burrell, guitarra, Albert "Tootie" Heath, bateria. Gravado em 1964.
ANTES: Mmm ... woo! Eu não sei quem é. Tem igreja. Uh, huh. O tipo de voz que me lembra de controle Mahalia Jackson, uma voz incrível e grande. Ela nem sequer tem que forçar a voz. Ela tem o sentimento. Eu amo a música. Eu gosto do churchiness do órgão ea vibração jazz no topo. É fabuloso. É uma grande amálgama de gospel, blues e jazz. Mas esta é uma cantora gospel. Eu fico arrepiado. Quem é esse?
APÓS A: Este é Marion Williams? Uau. A combinação foi ótimo. O que uma voz incrível. Fantástico. Ela me levou para a igreja. Ela foi edificante. E o jeito que ela usou seu vibrato com tal controle, ele me fez sentir como, "Uau, eu gostaria de poder cantar assim." Eu ouço alegria em sua voz, mas é uma alegria espiritual.
Thad Jones disse-me para nunca ouvir cantores para que eu pudesse desenvolver minha própria voz, para que eu nunca fiz. Mas ouvi-la, eu preciso fazer o download de que, se esse álbum. Que surpresa maravilhosa. O que eu tenho sido ausente?Fui criada católica, então eu não participar de uma igreja negra até que eu era um adulto no final da minha 20s, 30s adiantado. Eu sempre me senti crescendo que eu tinha perdido parte da experiência negra por causa de onde eu fui para a escola, eu era um dos únicos 3 ou 4 crianças negras. Eu sempre amei evangelho. Então, eu quero lidar com isso. Eu podia ouvir isso na [turnê] ônibus.
3. Joe Williams com a Thad Jones / Mel Lewis Orchestra
"Get Out of My Life Woman" (de Apresentação Joe Williams e Thad Jones / Mel Lewis, a Orquestra de Jazz , Solid State). Williams, vocal; Thad Jones / Mel Lewis Orchestra. Gravado em 1966.
ANTES: [ imediatamente começa a bater palmas e cantar junto com o arranjo ] Sim, baby! Eu tenho sorte eu tenho que cantar essa disposição. Joe foi tão ruim. Hey! [gritando e gritando ] Sim, Joe. Hey, baby, wow! Esta é a música que me formou. Essa banda, a maneira que Thad poderia dissecar uma big band e dar-lhe estas coisas mini-conjunto. Eu só assisti-lo tomar providências e refazê-las totalmente, como a banda tocava. Ele foi brilhante.
Faz-me sentir como se eu preciso voltar e ouvir Thad um pouco mais, porque ele moldou toda a minha noção de som. Se eu voltar e ouvir seus discos pode ajudar a me dar um pouco mais de clareza para explicar como eu gostaria arranjos feito. Seus arranjos nunca senti encaixotado dentro Eles foram libertadora. Como cantor, você tem essa incrível almofada de som que iria empurrá-lo e levá-lo ao longo animado.Ele forneceu todas essas cores e você só tinha que ir com ele. E eu sempre pensei que Thad e Mel com Joe Williams foi uma grande emparelhamento. Joe nunca tentou fazer ginástica vocal. Ele tinha acabado de contar a história com um grande senso de ritmo. Era como melaço em cima que pingava tudo para as costuras. Assim, a combinação foi ótimo.
Quando você estava com Thad e Mel, fez Thad adequar seus arranjos para atender a sua voz?
Eu cantava "Get Out of My Life" com eles, mas eu não cantá-la assim. Isso foi badalado. Thad era badalado.
Como um músico ou como pessoa?
Ambos. Ele era um personagem. Ele e Elvin eram iguais. Suas personalidades eram maiores do que a vida com essas gargalhadas. Quando entramos em um espaço, eles só tomou o espaço. Eles se tornaram o centro, a luz, o foco. Thad era muito carismático: um homem grande, barril peito, ele iria abraçá-lo. Hank era sempre fresco e elegante e contido.
Tenho saudades Joe Williams. Ele tinha o blues eo jazz e um instrumento incrível. Ele sempre cantou com tanta facilidade. Ele estaria lá, totalmente jovial e soulful.
4. Victor Wooten
"Get It Right" (a partir de palavras e Tons , Vix). Wooten, baixos, backing vocals; Meshell Ndegeocello, levar vocal, baixo elétrico; Saundra Williams, backing vocals; Divinity Roxx, rap, Joseph Wooten, teclados, backing vocals; Derico Watson, bateria.Lançado em 2012.
ANTES: Como o robalo. Oh, eu gosto da mistura, todas as camadas. Eu gosto de como ela tem o baixo na frente, mas não muito na frente. Eu amo a música, eu adoro brincar de Meshell, eu adoro a letra. Mas eu adoro a forma como o baixo é bem no centro, com todas essas camadas em torno dele. E tudo é tão claro. Misturar é tão importante para mim, então foi muito legal. Eu nunca escutei Meshell. Eu brincava com ela: Fazíamos parte de uma noite no Barbican em Londres chamada Billie and Me , com Amy Winehouse antes de ela explodiu, e Neneh Cherry e Fontella Bass.
DEPOIS: Então esse é o recorde de Victor Wooten? É este o novo? Eu não conheço nada, apenas o nome. Eu posso ouvir isso de novo? O baterista é grande. Eu gosto que a música se transformou em algo jazzy, funky, então você nem sempre sabem o que é. Mas isso é Meshell canto, certo? [ começa a cantar junto no refrão ] É muito legal. Eu gosto muito disso. É muito hoje, com uma coisa jazzy sutil sob ele. Mas você tem que ser de jazz ao ouvir isso.
Como eu disse, eu realmente não sei Meshell. Eu trabalhei com ela uma vez e ela teve alguns problemas de ego e nós tivemos que falar, então ela foi OK. Victor, que jogou com? Eu tenho que verificar para fora. Como um músico de jazz, se eu queria abrir, eu ir por esse caminho. Eu realmente gosto disso. Um monte de substância lá.Sou um novo fã. Você está me levando para a escola hoje.
5. Sarah Vaughan
"Se você pudesse me ver agora" (do The Classics cronológica: Sarah Vaughan 1944-1946 , clássicos cronológica). Vaughan, vocal; Orchestra Tadd Dameron com Freddy Webster, solo de trompete. Gravado em 1946.
ANTES: Eu ouvi isso. Como ela ficou mais velha seu som ficou um pouco mais grossa [ demonstra ]. Eu acho que isso foi em uma compilação de suas músicas que eu fiz para Verve, eu escolhi isso. [Ed. Nota: Bridgewater fez select Vaughan faixas para o 1997 compilação final Sarah Vaughan , mas este corte não aparece no álbum] Sua voz aqui é mais leve.. Ele não tem essa qualidade lírica que você ouviu nos últimos anos. Mas há algo no timbre da sua voz que era Sassy. Ela tinha um senso rítmico maravilhosa e uma série maravilhosa. Para mim, ela era um músico. Ela não tem que sempre embelezar a melodia, porque sua voz era um instrumento tão bonito. Essa foi a coisa que eu gostei sobre Sarah. A música que vem à mente é a sua versão de "Send in the Clowns". Sua voz era como veludo. Mas essa voz, a jovem Sassy, ​​é um som tão puro. E é uma voz real, não é artificial em tudo.
Você chegou a conhecê-la?
Sim. Primeiro de tudo, ela tinha que falar em voz de menina [ imita ]. Ela veio me ver uma vez e eu estava tocando no Centro Comercial de Paulo em Boston. Eu estava abrindo para o BB [rei], e ela veio com o [trompetista e marido] Waymon Reed. Ela veio nos bastidores e disse: "Agora eu entendo. Você faz o som como eu. "E eu disse:" Sério? "Eu sempre ia vê-la no Rainbow Grill. Eu ia ficar toda vestida.
Você acha que soou como ela?
Não, eu não penso assim. Talvez eu pudesse ouvir que alguém pudesse ouvi-la em mim. Tipo, eu não acho que eu soava como Ella, ou qualquer uma dessas mulheres que eu tenho em relação ao. Posso soar como Billie Holiday, mas isso é porque eu estudei la a fazer o jogo [ Lady Day ]. Então eu posso falar como ela. Mas Sassy, ​​veludo.
Se ela estivesse aqui hoje, o que você quer falar com ela?
longa pausa ] Se ela estivesse aqui hoje, eu gostaria de falar com ela sobre as coisas do sexo feminino. Como era para ela estar na estrada. Como ela lida com a solidão? Como ela lida com ter um homem em sua vida, ou não ter um homem? Eu gostaria de pedir-lhe coisas pessoais. Eu tive uma noite maravilhosa com a Ella, no início dos anos 80, em Tóquio. Eu fui vê-la depois de fazer sofisticados senhoras e eu fui nos bastidores porque eu nunca conheci. Bati e Norman Granz abriu a porta.Eu me apresentei e ele disse: "Dee Dee, eu sei quem você é. Venha aqui. "Eu era muito tímido. Eu ainda sou, mas eu sei como mascará-lo.
Então, o que você fala sobre Ella?
Como ela embalar todos esses vestidos? Seu camarim parecia um guarda-roupa gigante. Eu descobri que ela tinha um companheiro que viajou com ela e cuidou de seus vestidos e pô-los para fora para ela, tenho todos eles afofou e pronto e cozido no vapor e tudo isso. Isso era um luxo. Eu não tenho esse luxo [ risos ]. Nós conversamos sobre o quão difícil foi estar na estrada. Ela contou-me que ela achava que não era uma boa mãe para Ray Jr., porque ela estava na estrada muito. Ela falou sobre como era cansativo e me lembrou que eu precisava para buscar o meu sono. Eu senti como se estivesse conversando com alguém da minha família, como se ela fosse uma tia me dar conselhos. Nós conversamos por cerca de 45 minutos.Então eu fui para vê-la em Paris, e tomei notas sobre as canções que ela cantava, quanto tempo ela permitidos para solos, como ela segued de uma música para outra.Em outra conversa, ela disse: "Cuide de seus filhos. Não deixe seus filhos. Leve-os com você. "Ela estava muito cansado da estrada, então. Ela disse: "É tão solitário aqui fora."
Ela não tinha dinheiro, ela foi definida. Por que você acha que ela continuou na estrada?
O que aconteceu é o que está começando a acontecer comigo. Estou no meu início dos anos 60-Eu vou ser 63 este ano e eu continuo dizendo que eu tenho que sair da estrada. Agora eu estou começando a pensar, que o rebanho que eu faria se eu sair da estrada? Eu não quero transformar em alguém com o cabelo todo branco que parece e funciona 60, com o mundo-em-meus-ombros tipo de coisa. Você sente que eles se renderam e parou de crescer e aceitou.
Eu não estaria indo ao redor do mundo para experimentar todas essas culturas e comer todos esses alimentos diferentes e atender a todas essas pessoas diferentes, com mentalidades diferentes e trabalhar com jovens músicos. É por isso que ela trabalhava, até o dia em que ela morreu. Você se acostuma e você se torna um guerreiro da estrada. Agora que eu estou ficando velho, acho que tenho algumas coisas para compartilhar com cantores mais jovens e músicos. Ensino, talvez. Eu tenho sido abordado tantas vezes para escrever um livro. Eu tenho um zilhão de histórias, mas eu não acho que eu vou dizer a eles, porque eu tenho um monte de esqueletos no meu armário. Eu tenho um monte de coisas que aconteceram comigo ou coisas que eu fiz que apenas as pessoas em particular saber sobre isso [ risos ].Então, se eu fosse expor as coisas que eu não sei o que os meus filhos diria. Talvez eu pudesse contar algumas histórias, sem que seja pessoal. Mas eu tenho um monte de roupa suja.
Para ler o resto da história, comprar a edição em impressão ou do Newsstand da Apple . Impressão e digitais inscrições também estão disponíveis.JAZZTIMES.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário