quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FESTIVAL DE JAZZ BRASILIA

Horário: Confira na programação | Local: 10 0 13 Jazz Pub Endereço: CLS 408, Bl. C, Lj. 13
De 18 a 22 de setembro, a Capital Federal vai curtir o som de grandes jazzistas brasilienses ou radicados na Capital. O 10013 Jazz Pub promove o Festival Jazz Brasília que vai reunir talentosos instrumentistas, valorizando o que a cidade tem de melhor dentro do estilo musical nascido em Nova Orleans (EUA).


O objetivo do festival é dar visibilidade à Brasília jazzística, que muitas vezes tem pouco espaço para apresentar a riqueza de instrumentistas com excelentes trabalhos autoriais. "Nosso objetivo é  aumentar o acesso do público a este gênero musical muito cultuado por músicos e críticos", comentou Paulo Bandeira, organizador da mostra. Confira a programação:




Terça-feira (18/09): Grupo Crepta

Formado por Westonny Rodrigues (trompete / flugel), Péricles Monteiro (baixo elétrico), Sandro Alves (world percussion) e Eladio Oduber (piano elétrico), o  "Crepta"  traz  uma proposta ligada à urbanidade, modernidade e ecletismo de Brasília. Seus integrantes cultivam a  diversidade em seus percursos musicais, impregnando este novo projeto com o Jazz, o Samba Jazz, a MPB, o Latin Jazz,  o Soul instrumental e o Blues contemporâneo.




Quarta-feira (19/09): Alex Queiroz, Allen Pontes e Flavinho Silva

Alex Queiroz é contrabaixista acústico e membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro desde 1985 onde ocupa hoje o cargo de solista.  Iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília, formou- se bacharel em música pela Universidade de Brasília (UnB) e obteve o master na Messiane Academie, Holanda, sob orientação do professor Hans Roelofsen, em 2006.




Nascido em Brasília, Allen Pontes ganhou sua primeira bateria aos 03 anos de idade e começou a tocar em casa, acompanhando as musicas de Cesar Camargo Mariano; aos 08 anos, ingressou na EMB (Escola de Musica de Brasília) onde estudou e se formou e teve também a oportunidade de participar de vários Cursos de Verão e Workshops. Aos 14 anos, Allen já atuava como baterista na noite de Brasília em Bares e em Bandas de Baile da cidade. Aos 17 foi convidado a fazer alguns shows com a dupla sertaneja Bruno & Marrone, onde atuou durante um bom tempo. Aos 19 mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro.




Quinta-feira (20/09): Antoine Espagno e Serge Frasunkiewicz

Nascido em 1959, no sul da França, Antoine Espagno começou os estudos de Música aos 5 anos com o piano, estudando depois o violão, a percussão e em 1984, o baixo acústico, dedicando-se tanto à música erudita como à música popular.
Em 1997, após 10 anos em Paris, foi convidado para tocar na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Aproveitou para apresentar-se no Hot-Clube do Portugal com vários conjuntos de Jazz, e aprender o português.



Serge Frasunkiewicz iniciou seus estudos musicais aos 4 anos de idade. Teve aulas com a pianista Alda Matos, onde recebeu orientação na música erudita. Aos 14 anos, iniciou seus estudos no campo jazzístico, fazendo parte da Orquestra Popular da UnB. A partir de 1998, Serge atuou como correpetidor para bailarinos do Kirov, o Grupo Corpo, Hubbard Street Dance de Chicago, o Balé do Teatro Guairá, entre outras companhias de dança. 



Sexta-feira (21/09): Georgia W. Alô
Georgia W. Alô é uma legítima "soul woman". Dona de uma voz poderosa, fortemente influenciada pelas grandes cantoras americanas de soul, blues e jazz como Aretha Franklin, Gladys Knight, Etta James, Ella Fitzgerald, Nina Simone, entre outras, ela mostra que tem total intimidade com as vertentes da música negra americana.




Sábado (22/09): Carlos Cárdenas e Oswaldo Amorim

Carlos Cárdenas é um saxofonista Venezuelano. Com residência no Brasil, integrou a orquestra de frevo do Maestro Duda (Recife) e, em São Paulo, participou de bandas de jazz com  vários artistas, como Michel Leme, Zerró Santos, Ed Mundo Cassis, Roberto Sion entre outros , além da Big Band ULM.




Natural do Rio de Janeiro, Oswaldo Amorim iniciou seus estudos em música aos nove anos de idade no conservatório Carlos Gomes (Belém-PA). Aos 16 anos o baixo-elétrico passa a ser o instrumento principal, tendo como primeiro professor o contrabaixista Dôdo Ferreira. Ainda no Rio estudou baixo e harmonia com o baixista e arranjador Aurélio Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário