segunda-feira, 2 de julho de 2012

LUANDA JAZZ FESTIVAL TRAZ O MANU DIBANGO E BOYS II MAN

Jazz Festival

Luanda Jazz Festival traz o Manu Dibango e Boys II Man

Manu Dibango e  Boyz II Man são as principais atracções da quarta edição do Luanda International Jazz Festival, que durante três dias (27 a 29 de Julho) vai reunir os mais os adeptos desse estilo de música no Cince Atlântico.
Não menos importantes são as presenças de Maceo Parker, Etienne Mbapp, Hubert Laws e Marcus Miller, sem desprimor para outros, como Ricardo Lemvo, Ivan Lins, ASA, Stewart Sukuma, Cassandra Wilson, Concha Buika e outros. Manu Dibango dispensa apresentação no mundo do Jazz, sobre tudo quando se estiver a falar de saxofonistas africanos, com grande mediatização na Europa, onde se impôs e desenvolveu o seu estilo de música, fundindo jazz, funk e música tradicional dos Camarões, sua terra natal.
De 79 anos, não é a primeira vez que sopra o seu saxofone em Luanda, mas nunca é de mais ouvir o cama rões em palco. Ainda que seja apenas para ver como alguém  com mais de metade de século vividos consegue soprar um instrumento tão exigente (fisicamente) como o saxofone. Manu Dibango actua no segundo dia do Luanda Internacional Jazz Festival, pelas 22 horas, no palco Palanca. No mesmo dia, a partir da uma hora, os angolanos vão poder recordar os sucessos dos Boyz II Man.
Não é propriamente um grupo de Jazz, como deve ser de domínio de todos, mas pouco importa. Ouvir os sucessos desses “meninos” de Filadélfia não tem altura nem circunstância.
É considerado um dos grupos de R&B mais bem sucedidos de todos os tempos da história dos Estados Unidos da América.
Tem o record histórico de venderem 60 milhões de cópias. Fundados em 1988, os Boys II Man chegaram ao topo da música R & B em 1994, com sucessos como “End of the Road e “I´ll make love to you”.Ao contrário de Manu Dibango, os Boyz II Man vão apresentar dois espectáculos, nos dias 28 e 29. Terão acompanhia de outros músicos, angolanos e estrangeiros. 
Abrem o Luanda International Jazz Festival os americanos Maceo Parker, o camaronês Etienne Mbapp, CarmenSousa, portuguesa e ASA, nigeriana. Os primeiros angolanos a subirem o palco serão Tóto e Aline Frazão, no dia27, pelas 21 e 23 horas.
A festa do jazz continua no dia 28 com Manu Dibango, Boyz II Man, mas também Sara Tavares (cabo-verdiana) e Ivan Lins. Para um refesh quem já não se lembra desse último músico. É de nacionalidade brasileira, um dos artistas e compositores de maior sucesso no Brasil e no mundo. Tem no seu reportório quase todos os estilos de música desde o jazz, bossa nova e soul.
O seu forte é o piano, que utiliza desde os seus dezoito anos. A organização do Luanda Interna tional Jazz Festival vai proporcionar igualmente a possibilidade dos angolanos recordarem as músicas da dé cada de 70, que será cantada por um Conjunto Angola70.  “Com objectivo de recrear a sonoridade característica dos anos de ouro da música angolana, Otiniel Silva e Samy Be Redjebe par tiram na missão de reunir as estrelas da época, para formar um grupo a que chamaram Conjunto Angola70”, escreve a organização.
Teixeira Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário