terça-feira, 18 de setembro de 2012

JOHN PIZZARELLI Cantor e guitarrista lança novo Cd Double Exposure, no Brasil, em show dia 18 de setembro, no Bourbon Street




O cantor e guitarrista John Pizzarelli chega ao Brasil para a turnê de lançamento do novo cd Double Exposure, onde mescla, em treze faixas, o  poprock ao seu personalíssimo estilo jazzy.
Para a turnê vem acompanhado pelo tecladista Larry Fuller, o baixista (e irmão) Martin Pizzarelli e o baterista Tony Tedesco. 
Além do show no Bourbon Street dia 18 de setembro, ele fará apresentações no Sesc Pompéia, nos dias 22 e 23, dentro do Projeto Jazz na Fábrica; dia 28, no Teatro Via Sul, em Fortaleza, e dia 29, na Casa Miranda, no Rio de Janeiro. 
Double Exposure, último lançamento de Pizzarelli pela Telarc - uma divisão da Concord Music Group -  apóia seu repertório em dois estilos distintos que resulta numa música híbrida e fascinante. Reúne alguns dos melhores compositores pop - Lennon e McCartney, Neil Young, James Taylor, Leiber e Stoller, Tom Waits, Joni Mitchell e outros – e algumas de suas memoráveis composições, finamente costuradas por fios de jazz, emprestados de figuras como Wes Montgomery, Strayhorn Billy, Thad Jones e John Coltrane.
"Eu não queria apenas fazer covers dessas músicas, mas, sim, encontrar uma maneira incomum e interessante de apresenta-las", diz Pizzarelli. "Eu acho que crescer em uma família que tinha duas coleções musicais específicas gerou essa inspiração - meu pai e sua coleção de jazz, e a coleção de discos das minhas irmãs que incluía, ainda, os discos que seus amigos traziam."
O cd, com treze músicas, é aberto com a alegre "I Feel Fine / Sidewinder", uma faixa que Pizzarelli descreve como "Lennon e McCartney encontram Lee Morgan." Antes das sessões de gravação, Pizzarelli caiu na estrada com sua banda, inicialmente testaram esta canção em um show no clube Birdland, de Nova York. "Uns garotos que estavam lá disseram: 'Ei, nós amamos o jeito que você toca 'Sidewinder' dentro de uma música dos Beatles!"
Esta versão com sabor jazz do clássico dos Beatles é o último capítulo na prolífica associação Pizzarelli-McCartney, que têm se desenvolvido ao longo dos últimos meses. Pizzarelli aparece em várias faixas do novo álbum de McCartney, Kisses on the Bottom, um conjunto de clássicos (mais dois originais McCartney), divulgado no início de fevereiro. Dois dias após o lançamento, Pizzarelli tocou com Sir Paul em  show do iTunes realizado nos estúdios da Capitol Record, em Hollywood, Califórnia. Os dois também se apresentaram juntos no Grammy Awards em Los Angeles, em 12 de fevereiro de 2012.
As intrigantes interpretações que Pizzarelli faz de "Harvest Moon", de Neil Young, e de "Rosalinda’s Eyes", de Billy Joel, vem da época em que o guitarrista ainda cursava o ensino médio - período no qual tocou em várias bandas cover de pop e de rock - enquanto que em "In Memory of Elizabeth Reed" mistura a pegada dos Allman Brothers com o tema de Wes Montgomery, “Four OnSix”. “Esta combinação foi algo que veio do nada", diz Pizzarelli. "Eu estava sentado na minha cabine pensando no instrumental. Pensei em todas as faixas instrumentais dos Allman Brothers e “Elizabeth Reed" imediatamente me veio à mente."
Em "Walk Between the Raindrops", música de Donald Fagen de seu disco solo de 1982, The Nightfly, traz uma homenagem do arranjador Don Sebeskey para o trompetista Thad Jones.
"Take a Lot of Pictures" é a única canção original, escrita por Pizzarelli e sua esposa, a cantora e atriz Jessica Molaskey. O título vem de uma antiga expressão de Frank Sinatra, que era conhecido por se cansar das câmeras hiperativas dos fãs nos bastidores. “Tirem um monte de fotos” era o jeito irônico de Frank Sintra dizer que ele iria demorar a voltar àquele palco. Da mesma forma, a música Pizzarelli / Molaskey fala da despedida caricata e bem humorada para um amor que azedou.
O álbum termina com uma leitura caprichosa do hit "Diamond Girl", dos Seals and Crofts de 1973, que faz uma citação direta a Miles Davis no icônico "So What" e apresenta um expressivo solo de trompete de Tony Kadleck.
"Tinham muito mais coisas envolvidas para este disco do que apenas escrever acordes para estas músicas e dizer: ”Vamos tocar isso'", diz Pizzarelli sobre Double Exposure. "Eu realmente trabalhei duro nos arranjos. Trabalhei no que todo mundo iria tocar. Sentei com a guitarra trabalhando em tudo, antes mesmo de me sentar com a banda."
"É um disco diferente, mas também é algo que eu tinha vontade de fazer há vários anos, então, estou feliz de que finalmente consegui realizá-lo. Foi importante fazer o encontro do jazz com a música pop, de uma forma que ficasse divertida e envolvente."
"Em cada uma dessas músicas, há duas coisas acontecendo ao mesmo tempo – o universo do pop e o universo do jazz - que se misturaram muito bem. Isto é o que a minha carreira tem sido desde que tomei conhecimento da música e desde que peguei em uma guitarra pela primeira vez. Esta gravação proporciona ao ouvinte uma exposição a essas duas dimensões muito significativas", complementa Pizzarelli.
Pizzarelli é acompanhado em estúdio, pelo tecladista Larry Fuller, o baixista (e irmão) Martin Pizzarelli e o baterista Tony Tedesco. Além disso, o organista Larry Goldings toca em inúmeras faixas. O naipe de metais, que foi arranjada por Don Sebesky, inclui Tony Kadleck (flugelhorn trompete), João Mosca (trombone, euphonium), Kenny Berger (sax barítono, clarinete baixo) e Andy Fusco (alto e saxofone tenor, clarinete), produzindo acentuações e belos detalhes ao longo das músicas.
Para obter mais informações:

Mike Wilpizeski em 718 459 2117

Publicidade de turnê: Kelly Johanns-DiCillo em 216-765-7381 ext. 2470
Imagens para download, perfil, imprensa e arte do álbum disponível em:

 Discografia

Kisses in the Rain (2000) CD-83491
Let There Be Love (2000) CD-83518
The Rare Delight of You (with the George Shearing Quintet) (2002) CD-83546
Live at Birdland (2003) CD-83577
Bossa Nova (2004) CD-83591
Knowing You (2005) CD-83615
Dear Mr. Sinatra (2006) CD-83638
With a Song in My Heart: John Pizzarelli Sings the Music of Richard Rodgers (2008) CD-83676
Rockin’ In Rhythm: A Tribute to Duke Ellington (2010) TEL-31921
Double Exposure (2012) TEL-33221 

Serviço  
Local: Bourbon Street- Rua dos Chanés, 127 – Moema – fone  11 5095.6100
Data: 18 de setembro 2012- terça-feira
Horário: 22h00
Bilheteria:  2ª.f. a 6ª.f das 9h às 20h, sábado, domingo e feriado das 14h às 20h
Abertura da Casa: 2ª.f fechada p eventos; 3af e 4af 20h; 5ª. a domingo 21h
Couvert Artístico: R$ 190,00
Vendas:
INGRESSO RÁPIDO
11 4003 1212
* Sujeito à taxa de conveniência
Capacidade: 400 lugares
Censura: 18 anos - maior de 16 acompanhado de responsável
Duração:  90 minutos
Formas pagamentos : cartões créditos todos e dinheiro
Estacionamento: R$ 20,00
Acesso deficientes      

Nenhum comentário:

Postar um comentário