segunda-feira, 25 de maio de 2015

PROGRAMAÇÃO DO BOURBON FESTIVAL PARATY 2015

::: PROGRAMAÇÃO

29.05____Palco da Matriz
Sexta-feira
shows noturnos
Gratuitos
Livre

20h30 . Dj Bebeto
Música Brasileira / BRA
DJ local de Paraty (RJ), Bebeto, que também é flautista, tem a importante missão de abrir o festival. Especializado em música brasileira,  é o som de suas pick-ups e de sua flauta transversal que vai decretar que os trabalhos – e os caminhos – do Bourbon Festival Paraty 2015 estarão oficialmente abertos

21h00 . Mike Stern
Jazz Fusion / U.S.A
Mike Stern: guitar hero do jazz
Assombroso. Assim é o currículo do guitarrista americano Mike Stern, uma das principais atrações do 7º. Bourbon Festival Paraty,  que acontece de 29 a 31/05, em Paraty (RJ). Stern, que já tocou com gente do calibre de  Miles Davis, Stan Getz, Jaco Pastorius, Arturo Sandoval e David Sanborn, além de ter integrado a banda Blood Sweat and Tears, se apresenta com uma trinca de excelentes músicos, em formação de quarteto: Bob Franceschini no saxofone, Timor Fel no baixo e Richie Morales na bateria.
Stern e cia foram ovacionados na Argentina, em março último. E prometem repetir o feito no Brasil. Embora com esta formação Mike Stern garanta sua pegada jazzy, seu mais recente disco, Eclectic (2014), foi gravado em duo com o também guitarrista, o endiabrado virtuose Eric Johnson, um cara mais associado ao rock. Neste disco matador, disponível no Spotify [https://play.spotify.com/album/6iTLQ7z80F7dHDAnkLbhd6], Stern mostra seu lado rocker, misturando Hendrix, Wes Montgomery e Coltrane numa coqueteleira sonora.
Aliás, essa é a melhor definição para esse vídeo de Miles Davis, com Mike Stern na guitarra, em Londres, em 1982: https://youtu.be/i7PgMdM-t5U
Em Paraty e no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, o show de Mike Stern é um must para guitar aficionados.
Site oficial: http://www.mikestern.org
Ficha técnica
Mike Stern: guitarra
Bob Franceschini: saxofone
Timor Fel: baixo
Richie Morales: bateria

22h30 . Cluster Sisters – homenagem à Billie Holiday
Swing Jazz / BRA
Cluster Sisters: tributo a Billie Holiday
Do reality show SuperStar, da TV Globo,  para o Bourbon Festival Paraty. A trajetória estelar da banda Cluster Sisters merece um parênteses, pois é um ótimo sinal de que o gosto “popular” não precisa ser sempre sinônimo de pouca sofisticação. Seu resgate histórico do swing jazz dos anos 30 e 40 conquistou lugar de destaque entre as oito melhores bandas da primeira edição do programa, contribuindo de forma significativa para a difusão desse gênero musical no Brasil. O trio jovem é um dos destaques da 7ª. edição do Bourbon Festival Paraty.
Liderada pelo trio de cantoras Gabriela Catai, Giovanna Correia e Maitê Motta, a Cluster Sisters surgiu como uma homenagem às irmãs Andrews Sisters e Ross Sisters. Mas o show no Bourbon Festival Paraty será um tributo a Billie Holiday. A ideia nasceu no musical Celeste, protagonizado por Gabriela Catai, amarrando canções que remontam a trajetória de uma cantora de jazz. Receita para o sucesso? Gabriela Catai dá dicas para quem sonha em brilhar em 2015: "Fique calmo na hora de subir ao palco, concentre-se e acredite no seu talento, na sua verdade e na sua arte”.
Primeiro disco
Em novembro de 2014, na esteira da participação no SuperStar, Cluster Sisters emplacou sua versão do clássico What a Wonderful World na trilha da Novela Alto Astral. Em fevereiro de 2015, a versão de Sing Sing Sing entrou na mesma novela, antecipando o tom do primeiro álbum da banda, a ser lançado pela S de Samba, produtora de artistas renomados como Jair Rodrigues e Wilson Simoninha, e distribuído pela Som Livre.
Já são quase cinco anos de estrada e as meninas não pensam em outra coisa senão levar às mais diferentes plateias todo o glamour e ousadia dos tempos de ouro da música americana.
Agora, elas brindam o público do Bourbon Festival Paraty com deliciosas releituras, destacando arranjos próprios e qualidade musical impecável.
Site oficial: www.clustersisters.com
Ficha técnica:
Gabriela Catai: Mezzo
Giovanna Correia: Contralto
Maitê Motta: Soprano
Diogo Burka: Guitarra e Violão
Filipe Barthem: Contrabaixo
Bruno Cotrim: Bateria
Wesley César: Saxofone e Clarinete
André Siqueira: Trompete e Flauta
Mateus Gonsales: Piano

00h00 . Vasti Jackson
Blues / U.S.A
Vasti Jackson: vastidão bluesy
Lenda viva do blues, Vasti Jackson é um autêntico guitarrista do Mississipi, além de compositor, produtor musical, performer e ator. Capa da Living Blues Magazine, de fevereiro de 2015, Vasti (pronuncia-se Vast-eye) é uma das atrações internacionais do 7º. Bourbon Festival Paraty.
O repertório do show terá como base seu sexto disco, Down Home Woman, que será lançado este ano, homenageando a beleza, o poder e a paixão que residem em cada mulher.  Ladies man? Pode crer que sim. Mas também um nome disputado entre artistas tão diversos e célebres como Harry Connick Jr, Cassandra Wilson e Wynton Marsalis. É que Vasti também empresta os fraseados de sua guitarra ao funk, soul, R&B, gospel e além.
Em 1993, foi contratado como diretor musical do programa da TV americana Blues Goin’ On, mostrando toda sua versatilidade. Já se apresentou em praticamente todos os quatro cantos do mundo e promete eletrificar Paraty com uma performance inesquecível. 
Site oficial: www.vastijackson.com
Ficha técnica
Vasti Jackson - guitarra
Keiko Komaki – teclado
David Raymond Jr. – baixo
Edward Smith – bateria

01h30 . Dj Crizz After Hours
Jazz / Soul / BRA
DJ profissional desde 2003, Crizz vai fechar as duas primeiras noites do festival com jazz, soul e música brasileira. É uma verdadeira máquina de hits, acumulando a responsa adicional de ser o DJ oficial da casa de shows paulistana Bourbon Street Music Club, além de discotecar em diversos tipos de festivais de jazz e outros eventos – entre eles, a festa particular de Paul MacCartney em sua última vinda ao Brasil.

Um comentário:

  1. Parabéns Paraty pelos eventos culturais e muito obrigada a vocês pela difução!

    ResponderExcluir