terça-feira, 23 de outubro de 2012

Comentário: Vienne e San Sebastian 2012


Bob Weir relata em dois dos festivais melhores e mais duradouras da Europa jazz - Vienne, no sul da França, e San Sebastian, no norte da Espanha, o ex-mais de três décadas de vida, os últimos 47 anos e, juntos, refletindo uma riqueza de jazz estilo antigo e novo 

Foto : Pat Metheny por Tim Dickeson

Pat MethenyApesar economias sombrias em ambos os países, os festivais em Vienne, França (28 junho - 13 julho) e San Sebastian, Espanha (19-23 de Julho) continuar a ser bem sucedido com shows lotados e uma vibe toda otimista. Depois de 32 e 47 anos, respectivamente, a fórmula vencedora de atrações de jazz de topo e uma grande variedade de música franja para apelar a todos os gostos e idades em vários locais interiores e exteriores permite que estes festivais de prosperar quando alguns outros vacilar. Ele ajudou a ter bom tempo, historicamente e esteticamente configurações interessantes, excelente organização e acesso a excelentes restaurantes, cafés e bares. Vienne O jazz destaques incluem Noite Piano (McCoy Tyner com Ravi Coltrane, Mulgrew Miller, Kenny Barron e Reed Eric em várias combinações) , Noite da guitarra com os grupos de Al Di Meola, Carlton Larry & Lagrene Bireli, Cohen Avishai (supremamente brilhante) e do Bad Plus com Joshua Redman. Headlining cantores incluído Bobby McFerrin (em duo com Chick Corea), Gregory Porter, Erykah Badu, Dianne Reeves (com a Terri Lyne Carrington banda) e Melody Gardot. Havia noites de entretenimento do Evangelho (London Community Gospel Choir & Take 6), Funk (George Clinton, Earth Wind & Fire e Fred Wesley), French Touch (Eddy Louiss / Richard Galliano e Aldo Romano / Enrico Rava), África (Bela Fleck - tendo o banjo de volta às suas raízes - e Manu Dibango) e Blues (Magic Slim - o último dos grandes mestres do blues de Chicago -. & 'Mo' Keb) A projeto compartilhado entre a Banda Pat Metheny Unidade (com Chris Potter) e artista-em-residência Tigran Hamasyan foi emocionante, assim como o de Nova Orleans sons de Hugh (House) Laurie e Shorty Trombone foram surpreendentemente agradável. concluindo O todo-noite (20:30 de 5:00) foi particularmente forte este ano com conjuntos em aberto por Tony Bennett, The Crusaders Jazz e noventa milhas (com Nicholas Payton, Stefon Harris & David Sanchez). Os programas noturnos de pós-concerto de música no Clube da Meia-Noite (Ambrose Akinmusire e mais Gregory Porter) e na mesma forma tardia Jazz Mix demarcação (lotes de estimular jovens recurso, fusões e um grande Sam Tributo Rios com Steve do Reino Unido Williamson e Hutchings Shabaka) foram tão bom como sempre. Na tarde / sessões início da noite, dois aberto estágios de ar por uma série de grupos locais e bandas estudantis também manteve o costume alto padrão.Qualquer tempo livre era remunerado gasto no palestras, workshops, lançamentos de CD e livro e exposições fotográficas e de arte. Havia aparências repita satisfatórios em San Sebastian por Gardot, McFerrin (desta vez em conjunto com os Yellowjackets), Ninety Miles, Di Meola (aqui suportado por Gonzalo Rubalcaba) e os pianos (mas com o excelente Dado Moroni substituindo Tyner). As caras novas incluído Marc Ribot (guitarra blues emocionante com uma grande banda cubana), o delicioso Jimmy Cobb Trio (com Larry Coryell e mestre Hammond Joey De Francesco), Terje Rypal, Nils Petter Molvaer (no belo claustro de San Telmo igreja), Miles Smiles (Wallace Roney, Rick Margitza, Robben Ford & DeFrancesco) e os cantores Neneh Cherry, Madeleine Peyroux e Tana Santana. Dois somente para convidados sessões da tarde nos belos jardins do Centro Basco de Culinária por Enrico Rava Tribo e Farol do Reino Unido (Simcock, Garland, Sirkis), apropriadamente com deliciosa comida local e vinho, eram desvios de boas-vindas do tumulto da festa principal.     Ao lado da grandes concertos foi uma riqueza da música livre em quatro palcos ao ar livre perto da praia por uma grande variedade de pop, folk, rock e bandas de jazz espanhóis com o tributo Ray Gelato de Louis Prima mostra atraindo as maiores multidões. uma Master Class por Jimmy Cobb foi divertido tanto esclarecedor e grande (por exemplo, se Miles sabia Kind Of Blue ainda estava vendendo 50 anos em que ele teria exigido a propriedade de Columbia Records, com Ferraris alinhados na porta). melhores festivais de jazz oferecer oportunidades para experimentar actuações ao vivo de jogadores favoritos e os novos talentos, mas também podem surgir surpresas deliciosas. Havia quatro exemplos muito especiais este ano. Jon Faddis fez duas aparições não publicado em sessões da tarde em Vienne como solista principal com o talentoso Orquestra de Jazz da Universidade de Stanford. Eles deram performances impecáveis ​​de clássicos Dizzy Gillespie gráficos Big Band e prestou homenagem aos mestres grande trombeta e em ambas as ocasiões Jon foi contudo por sua técnica e imaginação. tenho visto Avishai Cohen antes e sempre foi impressionado, mas seu concerto Vienne era outra coisa. Foi uma daquelas noites mágicas onde todos os elementos - a música, o clima, o magnífico anfiteatro ea multidão responde -. Combinados para criar um desempenho sublime que ninguém queria acabar com Madeleine Peyroux, também, tem sido agradável, mas anteriormente em San Sebastian sua maturidade e maior confiança no palco cantando a levou a outro nível. Ela completamente absorvido suas influências (Billie, Joni etc) para conseguir um estilo verdadeiramente distinto que também se aplica à alta qualidade de suas composições originais. L'Orchestre d'Hommes-Orchestres do Canadá não parecia particularmente promissora no programa, em San Sebastian. Mas ponta-off pela Downbeat 's John Murph, participei de seus dois shows e fiquei encantada com o seu carisma e energia elaborada zany em tratamentos altamente individuais de Tom Waits material. Os seis cantores e multi-instrumentistas tem que ser visto para ser acreditado. Pegá-los sempre que puder (eles têm planos do Reino Unido turísticos). Detalhes de festivais do próximo ano pode ser rastreado em jazzavienne.com e heinekenjazzaldia.com
jazzjournal.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário