Brasil tem seu festival internacional de Lindy Hop - BSOE – Brasil Swing Out Extravaganza
Na próxima quinta-feira, dia 11/10, o Bourbon Street abre sua pista para o baile de lançamento da segunda edição do Brasil Swuing Out Extravaganza, festival internacional de Lindy Hop.
Com datas já marcadas, de 11 a 14 de dezembro, em São Paulo, o festival tem como tema o “Revival” do Lindy Hop no mundo. Para tanto, contará com a participação de dois protagonistas do “Revival do Lindy Hop”, Lennart Westerlund e Catrine Ljunggren, de dois importantes nomes do cenário mundial, Daniel Heedman e Asa Palm, além de Elliott Donnelley, padrinho do evento, e de professores argentinos com quem os organizadores vem estabelecendo uma relação de parceria.
Lennart, assim como Catrine, são integrantes da formação original dos Rhythm Hot Shots e sem sombra de dúvidas é um dos maiores conhecedores da história do Jazz tradicional e do Lindy Hop. Daniel e Asa também são nomes importantes dentro da história do Lindy Hop. Ambos integraram o “Harlem Hot Shots”, grupo que sucedeu o “Rhythm Hot Shots”, e trabalharam durante anos muito próximos a Frankie Manning. Daniel é até hoje um dos principais responsáveis pela organização de Herrang, maior festival de Lindy Hop do Mundo.
O festival brasileiro, idealizado como itinerante, em 2012 terá sua sede em São Paulo, possibilitando assim uma maior integração da comunidade brasileira de Lindy Hop.
Serão quatro noites de baile, com banda ao vivo, dois dias de aula e uma confraternização. A estimativa é de que 120 pessoas se inscrevam para as aulas todo dia e que o público dos bailes seja de aproximadamente 600 pessoas no total.
O BSOE só é possível porque conta com o suporte de Elliott Donnelley e com o apoio dos profissionais internacionais, que amantes deste estilo buscam espalhar cada vez mais o Jazz e a dança mundo afora.
O evento já trouxe para o Brasi a lenda viva Norma Miller, que viveu a “Golden Age”, que proporcionou aos brasileiros a oportunidade de saber mais sobre a origem do Lindy Hop.
Projeto aprovado pela Lei de incentivo a cultura- Lei Rouanet (art.18).
O Lindy Hop
Dançado ao som do swing jazz de Big Bands, o Lindy Hop é conhecido por sua alegria contagiante, criatividade e flexibilidade para os improvisos e passos aéreos. Surgido no final da década de 20 nos salões do Harlem (New York, USA), mistura-se à história das Big Bands que dominaram as décadas seguintes, destacando-se, Countie Basie, Duke Ellington, Chick Webb, Benny Goodman, dentre tantas outras.
O início
O grupo HopAholics iniciou uma parceria com o grupo Rio Hoppers, do Rio de Janeiro, para a organização da primeira edição do BSOE – Brasil Swing Out Extravaganza, que celebrou os 70 anos da vinda dos Whitey’s Lindy Hoppers ao Brasil e o aniversário de 92 anos de Norma Miller, mais conhecida como “A Rainha do Swing”, única integrante viva do Whitey’s.
O BSOE 2011 contou com a participação dos professores internacionais: Chester Whitmore, Catrine Ljunggren, Elliott Donnelley, Gaston Fernandez, Tina Rizza, Manuel Bicain, Sharon Davis, Juan Villafane e Peter Betbasoo. Mais de 300 pessoas se reuniram no “Lapa 40 Graus”, no Rio de Janeiro, para prestigiar a Mostra de Dança do evento, que teve performances dos professores internacionais e de dançarinos brasileiros, e foi abrilhantada, ainda, pelo som da “Orquestra Radio Swing”.
A idéia do BSOE teve seu pontapé inicial quando Elliott Donnelley esteve no Rio de Janeiro, em abril de 2011, e se recordou de que em dezembro daquele ano completariam 70 anos da vinda dos Whitey’s Lindy Hoppers ao Brasil e que Norma Miller celebraria seus 92 anos em uma data próxima ao desembarque dos Whitey’s em terras brasileiras.
Também em 2011, dois dos organizadores do BSOE foram escolhidos para integrar o grupo de embaixadores da Fundação Frankie Manning, cuja missão é divulgar o Lindy Hop pelo mundo, e viajaram com uma bolsa de estudos para Herrang na Suécia, onde estudaram o ritmo por cinco semanas.
Em Herrang, o BSOE tomou forma com a ajuda de Elliott Donnelley e de Norma Miller, que, aos 91 anos prontamente se dispôs a vir ao Rio de Janeiro para celebrar o seu aniversário e comemorar os 70 anos da vinda dos Whitey’s ao Brasil.
Mesmo com pouco tempo, mas tendo como aliados a disposição e o amor por este ritmo cheio de energia e alegria, a primeira edição do BSOE foi um verdadeiro sucesso. Foram quatro dias de evento, com aulas em três níveis (iniciante, intermediário e avançado), bailes e uma mostra de dança, com música ao vivo.
Aproximadamente 80 alunos tiveram a oportunidade de ter aulas com renomados professores internacionais e mais de 300 pessoas acompanharam as impressionantes performances desses profissionais na Mostra de Dança. Além disso, todos puderam conviver um pouco com Norma Miller, que, além de encantar a todos com sua simpatia, seu jeito alegre e seu amor pela dança, mostrou porque é conhecida como a “Rainha do Swing”.
Norma Miller começou a dançar muito jovem e costumava dançar na calçada em frente ao Savoy Ballroom, porque não tinha idade suficiente para entrar no salão. Ela logo chamou a atenção de Herbert “Whitey” White quando venceu uma competição no Savoy tendo Twistmouth George como seu parceiro. Depois de ver Norma derrotar seus dançarinos em outras competições, Whitey decidiu convidá-la para integrar os Whitey’s Lindy Hoppers. Ele disse a ela que preferia tê-la dançando com ele do que contra ele.
Depois que os Whitey’s Lindy Hoppers se desfizeram, no início dos anos 40, Norma formou sua própria companhia – Norma Miller Dancer’s Company – e se mantém nos show business desde então. Ela também formou, no final dos anos 50, o grupo Norma Millers Jazz Men, com Billy Ricker, Chazz Young (filho de Frankie Manning), Billy Dotsho, Stoney Montenez e Raymond e durante os anos 70 o grupo Savoy Swingers. Seus talentos não se resumem à dança. Norma é uma comediante nata e trabalhou em Las Vegas com Redd Foxx por mais de 10 anos.
A repercussão do evento não poderia ter sido mais positiva. Abaixo destacamos alguns artigos publicados em sites especializados em dança e os vídeos do evento.
Site e página do evento no Facebook
Vídeos do BSOE 2011
Performance professores do evento - http://www.youtube.com/watch? v=h6zJoO2cl_o
Norma Miller cantando - http://www.youtube.com/watch? v=zigAVGAZbM8
SnowBall dancing - http://www.youtube.com/watch? v=r1wmgiSlZyk&feature=related
Gaston e Tina –Lapa 40 - http://www.youtube.com/watch? v=NDtTN-uEUBM
Juan e Sharon – lapa 40 - http://www.youtube.com/watch? v=EBfrQyKog8Y
Catrine e Chester Tap no Lapa - http://www.youtube.com/watch? v=htFZguv-71g
Chester performance – lapa 40 - http://www.youtube.com/watch? v=3Ec3f9n2Sf4
JAM lapa 40 - http://www.youtube.com/watch? v=bXaEJMkh2sY
Rio Hoppers e Orquestra Radio Swing - http://www.youtube.com/watch? v=BwTrGPQ7SiI
Ana Corina no Lapa 40 graus - http://www.youtube.com/watch? v=oP_839lRqO8
Cia Carlinhos de Jesus - http://www.youtube.com/watch? v=gkkocO6zevk
Shim Sham Norma Miller leads - http://www.youtube.com/watch? v=yhGTpAlreV8
Professores do evento sendo apresentados - http://www.youtube.com/watch? v=OehDfucA86o
Trecho de Baile do BSOE - http://www.youtube.com/watch? v=Lt5C41wCxn0
Show de sapateado no primeiro dia - http://www.youtube.com/watch? v=SFGiNuobs4M
Coreografia de Lindy Hop(Felipe e Ellen Trizzi) - http://www.youtube.com/watch? v=K3GVkNhY2yY
Professores do evento são apresentados - http://www.youtube.com/watch? v=fgXDtlkuZO8
Elliott Donnelley apresenta Norma Miller - http://www.youtube.com/watch? v=HPrKlE0bJUU
Apresentação Chester, Peter e Sharon - http://www.youtube.com/watch? v=kAhT4G-UtR4
Apresentação Chester Whitmore - http://www.youtube.com/watch? v=mzN8VYO8pIs
Apresentação Juan e Sharon dia 2 dez - http://www.youtube.com/watch? v=R5OZtViF7ZY&feature=related
Homenagem para Norma Miller - http://www.youtube.com/watch? v=bYWbuZPaNig
Parabéns para Norma - http://www.youtube.com/watch? v=UAGTupVryRk
Apresentando Chester - http://www.youtube.com/watch? v=vJsvMMzQNZ0
Samba para Norma - http://www.youtube.com/watch? v=cO-4WrZVj7I&feature=related
Serviço
Rockabilly Party – Festival Internacional de Lindy Hop
Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h
Data : 11/10/2012- quinta-feira
Horário: 23h30
Abertura da casa: 20h
Couvert Artistico: R$ 35,00
Censura: 18 anos
Capacidade: 400 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 20,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acesso para deficientes.
Ar condicionado.
Homepage: http://www.bourbonstreet.com. br/
Assessoria de imprensa Bourbon Street
Maria Inês Costa maic@maic.com.br
11 99237-8666 / 3277-8763
Nenhum comentário:
Postar um comentário