sexta-feira, 15 de julho de 2016

Larry Carlton toca no Bourbon Street em 19 julho 2016



Guitarrista americano de jazz é considerado um dos melhores do mundo, com quatro troféus Grammy no currículo e gravações ao lado de Michael Jackson, Steely Dan, Joni Mitchel e outros astros do pop.

                Larry Carlton-foto: divulgação

Única apresentação em São Paulo, dia 19 de julho
Se há um músico na cena americana que merece o apelido “músico dos músicos”, ele se chama Larry Carlton. Este guitarrista nascido em 2 de março de 1948 possui uma extensa folha corrida como músico de estúdio, e ainda conseguiu se consolidar como artista solo na área do jazz. Ele será atração do Bourbon Street em julho, em um daqueles shows com jeitão de histórico.
A fama deste grande músico americano teve início a partir da década de 1970, como integrante da banda de jazz The Crusaders, na qual permaneceu entre 1971 e 1977. Não demorou para que ele se tornasse um dos músicos de estúdio mais solicitados, sempre sendo chamado quando a ideia era gravar música pop, rock ou o que fosse com um toque sofisticado e fluente.
Em seu currículo, Carlton conta com participações de destaque em mais de 100 álbuns que ganharam disco de ouro e platina, de artistas do porte de Michael Jackson, Steely Dan, Barbra Streisand, Billy Joel, The Four Tops, Quincy Jones, Joni Mitchell e Christopher Cross, só para citar alguns deles.
Paralelamente, passou também a desenvolver uma carreira-solo que ganhou força a partir do álbum “Larry Carlton” (1978).  Além de discos individuais, também gravou álbuns em dupla com guitarristas do calibre de Robben Ford, Lee Ritenour e Steve Lukather (do grupo Toto), além de integrar a superbanda de jazz Fourplay entre os anos de 1998 e 2010.
O solo de Carlton na música “Kid Charlemagne”, incluída no álbum do grupo Steely Dan intitulado “The Royal Scam” (1976), é sempre citado como um dos melhores da história do rock pela imprensa especializada. Ele, por sinal, ganhou o Lifetime Achievement Award da revista Guitar Player, a bíblia do instrumento. Indicado 19 vezes para o Grammy, o Oscar da música, faturou em  quatro ocasiões.
Sempre pilotando sua guitarra Gibson 1969 modelo ES-335, a sua marca registrada, Larry Carlton possui há quase dez anos seu próprio selo, o 335 Records, pelo qual lançou seus trabalhos a partir de 2007. Entre seus fãs, boa parte dos músicos mais importantes da cena musical de jazz, rock e pop, entre os quais Sting e Walter Becker (do Steely Dan).
Ficha  técnica
Larry Carlton – guitarra
Jota Morelli – bateria
Daniel Maza – baixo
Colo Silva – teclados

Nenhum comentário:

Postar um comentário