terça-feira, 23 de outubro de 2012

Comentário: North Sea Jazz Festival 2012




Simon Adams no festival da Holanda em uma lata de sardinha diz: "O jazz manchete atuar este ano - Estou ignorando Hugh Laurie -. Foi banda de Pat Metheny Unidade" Ele também diz que nunca pensou que jamais diria nada negativo sobre Wayne Shorter. Um sonho realizado, ele encontrou Ahmad Jamal, 82, excelente 


Foto: Ahmad Jamal por Brian Payne

Ahmad JamalTrês noites e 27 horas de música contínua e muitas vezes simultânea jogado por 4-5 atos cada noite nas 12 etapas tornar o Festival de Jazz de North Sea, em Roterdão uma proposta assustadora. Quem ver, como obter rapidamente de fase para fase evitando as multidões, que eo que evitar - Muitas perguntas, poucas soluções simples. Portanto, a melhor escolha com cuidado. sexta-feira abriu com a Sociedade da Terra Plana com o violoncelista Ernst Reijseger, prova de que o gosto Holandês para Brecht-Weill caos ainda embala nas multidões. Violoncelo amplificado Reijseger de cortar facilmente o conjunto de 15 forte, principalmente quando ele a segurou no colo e joguei como um violão. Música variou de um envenenado boogie woogie para um shuffle município.McCoy Tyner veio para uma ovação de pé e jogou um grande conjunto com o seu trio, seu estilo arquitetônico ainda em construção, embora mais lento agora e menos demonstrativo. Saxofonista tenor Ravi Coltrane apoiado, embora na verdade ele era sólida, e não forte. Por último, um quinteto definido pelo trompetista Dave Douglas e Joe Lovano saxofonista. A interação entre o Douglas abrupta ea Lovano abundante com seu lirismo dura feita para um conjunto envolvente. consegui um dos meus sonhos no sábado, quando finalmente vi Ahmad Jamal tocar ao vivo. Se ele fosse para jogar em Londres, eu esperaria que ele encher uma sala de pequeno porte, mas o que mais o faz, o Mar do Norte festival oferece os números.Então Jamal deve ter sido espantado ao espreitar através de uma sala repleta de cima de 2.000 pessoas que estava sentado e esperando pacientemente por meia hora para o jogo começar. Em 82 ele agora é frágil, mas sua forma de tocar era mais forte do que eu imaginava que seria. Fortes da mão esquerda acordes e esfaquear a mão direita figuras dando lugar a rajadas de notas, habilmente apoiados pelo trabalho de percussão florido de Manolo Badrena, feito para um conjunto excelente. Poinciana foi o encore inevitável. pianista Craig Taborn ganhou o prêmio deste ano Acket Paulo para o artista que merece maior reconhecimento, principalmente para Anjo Vingador do ano passado, definido em ECM que ele repetiu. Ele é difícil de se envolver com, mas sua combinação de balanço interrompido, motivos fragmentárias e entrega caleidoscópica é hipnotizante. jazz A manchete atuar este ano - Estou ignorando Hugh Laurie - foi banda de Pat Metheny Unidade. Metheny começou solo tocando um duplo seis cabeças e 12 cordas da guitarra com cordas de cítara em anexo e ressonância antes de mudar para instrumentos mais ortodoxos. O baterista Antonio Sanchez e excelente baixista Ben Williams apoiado Metheny em sua guitarra synth-fusões, com a Orchestrion - uma máquina de Heath Robinson, que se joga - mais snujs robô juntando-se mais tarde para um pouco de diversão overdubbing. O único problema para o jogo foi a presença do saxofonista Chris Potter. Eu percebo que eu sou o único homem no planeta que faz jazz Potter não a taxa, mas acho que seu ataque invariável único Volumed implacável e sem brilho. Ele pode ser executado através das mudanças com facilidade, mas a seca, o tom de vibrato menos é perverso e não tem todo o calor. Uma escolha difícil para o final da noite, mas eu perdi o trio com Kurt Elling e Charlie guitarrista Hunter em favor de David Banda Murray Blues Big com a cantora Macy Gray. Não o casamento um óbvio, mas então banda de Murray não é uma banda de blues tradicional e Gray é uma presença de palco desconfortável. Trabalho ótimo solo de um Murray apaixonado, mas eu acho que isso foi um caso de festival, não uma relação duradoura. domingo começou com Ensemble de longa duração e frequentemente interrompido saxofonista Bennie Maupin de Música do Suriname, uma curiosa mistura de Headhunter estilo de fusão e Caribe, fez tudo o melhor pelo emparelhamento de Maupin clarinete baixo e flauta de Ronald de Snijders. Eu não faço nenhum comentário sobre as Milhas Smiles projeto de 1980 alunos, incluindo Miles Davis Kenny Garrett e Jones Daryl diferente do que eu espero que eles sentem que ganharam seu cheque de pagamento. O gosto ruim na minha boca foi rapidamente removido pelo trio mesmeric Mehldau Brad, jogando um cinco estrelas, mais o desempenho de canções pop retrabalhadas e composições próprias. Eu não tinha apreciado até que o vi desta vez que Mehldau alcança seu próprio som em grande parte, mantendo as mãos juntas no teclado e raramente se aventurar muito longe de meados de registrar.Sem arrogância, a aplicação apenas tranquila de inteligência. O baixista Larry Grenadier eo baterista Jeff Ballard foram exemplares em apoio empático. Finalmente, quarteto de Wayne Shorter, agora com o ex-baterista Jorge Rossy Mehldau a bordo. Fiquei decepcionado, pois este era um jogo, barulhento desordenado que não tinha os momentos de pura beleza transcendente que esperar de Shorter e era desagradável de se ouvir. Eu nunca pensei que iria dizer nada negativo sobre Wayne Shorter.jazzjournal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário