segunda-feira, 21 de maio de 2012

FESTIVAL DE JAZZ DE PARATY 2012


Bourbon festival paraty 2012

De 01 a 03 de junho, Paraty receberá o festival de música citado pelo New York Times como uma opção imperdível dentro do calendário musical do Brasil, em sua quarta edição. Entre as atrações internacionais estão o trombonista Delfayo Marsalis, o bluesman Roy Rogers, as cantoras Cynthia Girtley e Yael Naim e entre as nacionais estão Duofel, André Christóvam e Zélia Duncan.

Cynthia Girtley, Delfayo Marsalis, Donny Nichilo, Roy Rogers, Shamarr Allen, Leroy Jones, Yael Naim e André Christovam.
12/05/2012 - Materiais de divulgação do evento
O Bourbon Festival de Paraty, promovido e produzido pelo Bourbon Street Music Club, de São Paulo, como nos anos anteriores, terá um line up diversificado, com uma seleção de nomes internacionais do jazz tradicional ao moderno, blues, R&B, soul, todas as vertentes da música negra e da música nacional de reconhecida qualidade.

Para esse ano serão 13 atrações internacionais e nacionais, com apresentações em três noites e duas tardes de show abertos e gratuitos. O formato se mantém fiel ao do ano anterior, com dois palcos; buskers - apresentações gratuitas em lugares públicos, como o cais e ruas do centro da cidade; a exposição de fotos. Com três edições realizadas o festival já se consolidou como o segundo evento mais importante da cidade, sendo precedido pela FLIP. Em 2011 o público estimado foi de 20 mil pessoas, a maioria de São Paulo e Rio de Janeiro.

Todos os shows serão gratuitos, em dois palcos ao ar livre, ao lado da Igreja Matriz e em frente a Igreja Santa Rita. O evento é realizado pela prefeitura de Paraty e produzido pelo Bourbon Street de São Paulo.

Sexta - 01/06

Palco da Matriz

21h00 - Cynthia Girtley 

Esta é a segunda vez que cantora americana de blues e gospel, Cynthia Girtley vem ao Brasil e participa de um festival, ela foi uma das atrações do ano passado do Bourbon Street Fest e se apresentou em São Paulo e Brasília, arrebanhando fãs ardorosos, por isso volta e desta vez para Paraty.

22h30 - Delfeayo Marsalis Quintet 
Uma das atrações principais do evento é o famoso e premiado trombonista de jazz e produtor musical, Delfeayo Marsalis e seu quinteto. Seu DNA compartilhado em uma família de grandes músicos inclui o saxofonista Branford Marsalis, o trompetista Wynton Marsalis, o baterista Jason Marsalis e o pianista Ellis Marsalis. Com uma agenda considerável de shows e turnês, ele ainda acha tempo para compor, produzir e se envolver em atividades sociais. Delfeayo veio ao Brasil pela primeira vez no ano passado no Bourbon Street Fest e também foi um dos destaques do evento, por isso mesmo foi convidado a voltar para Paraty.

24h00 - Reverendo Franklin 
Uma banda guiada pelo espírito contagiante dos medalhões da cena dos anos 50 e 60, a Reverendo Franklin, batizada em homenagem a um dos precursores da gospel music e pai da diva do soul Aretha Franklin. No repertório, versões criativas de sucessos cantados por Etta James, Tina Turner, Sam Cooke e por artistas das legendárias gravadoras Motown, Stax e Sun Records.

Sábado - 02/06

Palco Santa Rita

16h00 - Honey LaRochelle – Miss Erica Dee e participação Dedeca

Cantora canadense, atualmente vivendo nos Estados Unidos, mas com o pé no mundo, rodando em bem sucedidas turnês. Honey Larochelle começou a carreira como back vocal de estrelas como Joss Stone, Macy Gray, Roberta Flack, Backstreet Boys, Donna Summer, entre outras, em gravações e shows. Soul-electro, hip hop, jazz e sons pop, às vezes tudo ao mesmo tempo, recheiam seu repertório de releituras e composições próprias. Voz sedosa e sensual faz o gênero pin up moderna.

17h30 - Donny Nichilo 
O pianista e cantor de blues norte-americano Donny Nichilo, já tocou, entre outros, com Buddy Guy, Floyd McDaniel and the Blues Swingers, Carlos Santana, o Rolling Stone Ronnie Wood, Stevie Ray Vaughan. Hoje Donny Nichilo se reveza entre Chicago e Brasil e foi aqui que ele resolveu gravar seu primeiro cd solo "Long Way from Chicago". Casado com uma brasileira, ele confessa sempre ter gostado de MPB, principalmente a bossa-nova, e ter sido influenciado por ela.

Palco da Matriz

20h30 - Vinícius Gonçalves

Jovem e talentoso clarinetista, 10 anos, da periferia de Paraty, ganhador de bolsa de estudos para a Escola de Música Villa Lobos, faz breve apresentação na abertura da 2ª.noite do festival.

21h00 - Roy Rogers 
Guitarrista, produtor e compositor, Rogers já trabalhou com Carlos Santana, Bonnie Raitt, Linda Ronstadt, Norton Buffalo, Steve Miller, Sammy Hagar, Ray Manzarek e muitos outros. Sempre eclético na abordagem, Roy Rogers está constantemente esticando os limites da guitarra slide. Roy Rogers é considerado um dos melhores guitarristas de slide tocando hoje.

22h30 - São Paulo Ska Jazz com Fernanda Porto 
Idealizada e liderada pelo músico e compositor Marcelo Calderazzo, a São Paulo Ska Jazz mistura a vibração e o balanço do ritmo do ska com a liberdade criativa e a improvisação do jazz para criar grooves contagiantes. Mas a sonoridade da banda vai além do ska e do jazz, com elementos de bossa nova, reggae, soul, salsa e frevo, entre outros. São Paulo Ska Jazz apresenta um repertório baseado em seu primeiro cd, que leva o nome da banda.
Fernanda Porto sempre procurou novas sonoridades para a sua música, sendo uma de suas características principais, que marcou o início de carreira, foi misturar elementos originalmente eletrônicos à canção brasileira.

24h00 - Shamarr Allen And The Underdawgs 
O trompetista e cantor de New Orleans conduz sua própria banda, The Underdawgs, e está imprimindo sua marca como um artista determinado a não ser rotulado em um único estilo, unindo o jazz, hip-hop, funk, rock, é considerado um dos grandes nomes da musica. Este ano, Shamarr foi o músico escolhido para ser retratado no pôster oficial da Congo Square, um dos principais palcos e síbolos do New Orleans Jazz & Heritage Festival. A verdadeira consgração de um músico que mantém viva a tradição de grandes trompetistas de New Orleans.

Domingo - 03/06

Palco Santa Rita

16h00 - Duofel 

No festival eles apresentarão o repertório do cd “Duofel Plays The Beatles”, que segundo Fernando e Luiz, desde o início da carreira costumavam interpretar, para se divertir durantes os ensaios ou em reuniões com amigos, algumas das músicas dos Beatles que tanto os influenciaram. No repertório, os clássicos: “Got to get you into my life”, “Across the universe”, “Here comes the Sun”, “The fool on the hiil”, “Eleanor rigby”, “A Day in the life”, “Here there and everywhere”, entre outros.

17h30 - André Christovam com participação especial de Cássio Poletto
A maior referência do blues nacional, elogiado e respeitado aqui e fora do país. Seu mais recente Projeto KT66, que se refere ao código de identificação de uma válvula militar usada na construção do setor de potência dos amplificadores Marshall, define o repertório que será apresentado no festival. O novo trabalho de André o remete de volta suas origens musicais, como guitarrista, reaproximando-o , como ele próprio cita, dos Hambuckers, Marshalls, Eric Clapton, Peter Green e Mick Taylor e fog londrino. André se apresenta acompanhado por Caio Dohogne – bateria, Izal de Oliveira – baixo e a aprticipação especial de Cassio Poletto- violino.

Palco da Matriz

21h00 - Leroy Jones Quintet com participação de Yolanda Windsay 

Já conhecido do público brasileiro, o trompetista é apreciado por fazer o jazz tradicional de New Orleans com frescor da atualidade. Jones é considerado um dos grandes nomes da música instrumental, já acompanhou vários intérpretes importantes em várias turnês mundiais, sempre acompanhado de seu quinteto formado por Katja Toivola, trombone; Meghan Swartz, piano; Mitchell Player, baixo; Geralda French, bateria e como participação especial nos vocais, estará Yolanda Winday. Ela é filha da cantora Topsy Chapman e faz parte do grupo vocal Solid Harmony, formado por sua mãe, do qual fazem parte também suas irmãs Jolynda Phillips e Wendy Myles.

22h30 - Yael Naim
A cantora e compositora franco-israelita Yael Naim é dona de uma voz doce que conquista platéias pela simplicidade de suas canções folk, “jazzy” e “bluesy”. Numa mistura de inglês, francês e hebraico, apoiada por ótimos arranjos, misturando o tradicional a baterias eletrônica e sonoridades mais pop, de muito bom gosto, a colocam entre as cantoras mais importantes do momento.

24h00 - Zélia Duncan
Zélia chega a Paraty com seu novo show Pelo Sabor do Gesto em Cena, lançado no final do ano passado em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Desde então já passou por várias capitais brasileiras. As melodias do álbum estarão no show que será apresentado, além de alguns dos maiores sucessos de sua carreira.
 copyright clube de jazz 2004
cadastre-setermos de usocontatosobre nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário