sábado, 26 de novembro de 2011

RAY CHARLES GENIUS + SOUL

Saturday, November 26, 2011


Ray Charles - Genius + Soul = Jazz


Ray Charles
Genius + Soul = Jazz
ABC/Impulse! 9000 series/A 2

NYC, December 26, 1960
Personnel:
Phil Guilbeau, Thad Jones, Joe Newman, Clark Terry, Snooky Young (tp)
Henry Coker, Urbie Green, Al Grey, Benny Powell (tb)
Marshall Royal, Frank Wess (as)
Frank Foster, Billy Mitchell (ts)
Charlie Fowlkes (bars)
Freddie Green (g)
Eddie Jones (b)
Sonny Payne (d)
Ray Charles (vo, org)
Ralph Burns, Quincy Jones (arr)

From The Heart
I've Got News For You
Moanin'
Stompin' Room Only
Mister C.
Strike Up The Band

NYC, December 27, 1960
Personnel:
John Frosk, Phil Guilbeau, Jimmy Nottingham, Clark Terry, Joe Wilder (tp) Jimmy Cleveland, Urbie Green, Keg Johnson, George Matthews (tb) George Dorsey, Earl Warren (as)
Budd Johnson, Seldon Powell (ts)
Haywood Henry (bars)
Sam Herman (g)
Joe Benjamin (b)
Roy Haynes (d)
Ray Charles (vo, org)
Ralph Burns, Quincy Jones (arr)

Let's Go
One Mint Julep
I'm Gonna Move To The Outskirts Of Town
Birth Of The Blues
-------------------------------
Tracks
1. From The Heart [Charles] 3:39
2. I've Got News For You [Alfred] 4:32
3. Moanin' [Timmons] 3:21
4. Let's Go [Charles] 2:43
5. One Mint Julep [Toombs] 3:09
6. I'm Gonna Move To The Outskirts Of Town [Jacobs/Razaf/Weldon] 3:46
7. Stompin' Room Only [Marks] 3:48
8. Mister C. [Charles] 4:33
9. Strike Up The Band [Gershwin/Gershwin] 2:39
10. Birth Of The Blues [Brown/DeSylva/Henderson] 5:16O Genius original + Alma = Jazz foi gravado no Rudy Van Gelder Studios, em Englewood Cliffs, NJ, no final de 1960. A música tinha o som de blues riff-filtrada da década de 1940 o conde banda de Basie com um pouco algo extra. A peça é autêntica Basie-Charles empregada a maioria das bandas contemporâneas do Conde, que incluiu nomes como os trompetistas Thad Jones e Joe Newman, saxofonistas tenor Billy Mitchell e Frank Wess, Freddie Verde guitarrista eo baterista Sonny Payne. O pouco algo mais poderia ser Charles órgão tocando, predating Verve Jimmy Smith passeios big band de meados da década de 1960. Mas há algo mais, um algo indescritível que tempera qualquer gênero com a alma. Que é Ray Charles.A sessão foi produzido por Creed Taylor. Os arranjadores incluíram longtime Charles associar Quincy Jones e Ralph Burns e foram registrados mais de 26-27 dezembro de 1960. O LP foi lançado originalmente em ABC recém-criado selo, Impulse!, A segunda versão para o famoso rótulo (depois de JJ trombonistas "Johnson e Kai Winding, The Kai Grande e JJ (Impulse!, 1960). Isso Charles tocava órgão, em vez de seu piano costume não é nenhuma surpresa que ele era o mestre de uma variedade de instrumentos. Sua incursão na mesma arena instrumental como Jimmy Smith não apresenta comparações significativas porque cada artista representa o pináculo na serra mesmo musical. Onde Smith tocou com um funky , coração jazzy, Charles foi de 100 à prova de alma.Charles canta em três canções, "Eu tenho notícias para você", "Eu vou mover para a periferia da Cidade", e seu pouco de diversão com a banda em The Clovers "Julep Mint Um". Todos são blues-flexionadas R & B com adição de impulso big band. O espírito de Basie existe em toda Genius, mas nunca à custa do líder, que spars brilhantemente com a banda de Basie em criar esta obra-prima. Mas onde Basie liberalmente Genius estações ..., é 100% Ray CharlesRevisão por Richie UnterbergerUm dos melhores do começo dos anos 60 exemplos de soul / jazz crossover, este registro, como vários de seus data do período, caracterizado big-band arranjos (interpretada pela banda Count Basie). Este saiu melhor do que alguns dos passeios semelhantes Charles ', no entanto, se só porque mudo algumas de suas aspirações reta pop em favor de algumas bonitas média e magra, cut-to-the-heart-of-the-matéria Hammond B-3 licks órgão. A maior parte do álbum é instrumental e balanços muito vivaz, embora Charles leva um par de vocais com "eu vou Mover para a periferia da cidade" e "Eu tenho notícias para você." No entanto, um desses instrumentais, uma cover dos Trevos "Julep Mint One," daria Charles um de seus mais imprevisíveis (e melhor) no início da década de 60 hits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário