quarta-feira, 28 de setembro de 2011

II FESTIVAL DE CONTRABAIXOS DO RIO DE JANEIRO

Eventos

O Festival, que ocorrerá entre os dias 30/09 e 02/10, foi inspirado numa homenagem ao Professor Sandrino Santoro da UFRJ – Escola de Música. Esse ano segue as mesmas linhas do ano passado e com uma surpresa internacional, Hernán Merlo da Argentina. O importante é o instrumento em suas diversas linguagens. Na sexta e sábado, irão se apresentar dois artistas por dia, primeiro um trabalho mais vanguarda e depois algo mais do tradicional jazzístico.

Claudio Alves, Dôdo Ferreira, Augusto Mattoso, Hernán Merlo, Gravíssimo Bass Ensemble e Lipe Portinho.
14/09/2011 - Materiais de divulgação do evento.
Sexta - 30 de setembro

19h00 - Claudio Alves (estilo livre - crossover)

Claudio Alves é membro fundador da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro Iniciou os estudos de contrabaixo em 1999, com o Prof. Sandrino Santoro. Seu primeiro contato com orquestra sinfônica foi na OSB Jovem em 2001. Vencedor do concurso para solista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Primeiro lugar no concurso para contrabaixista da Petrobrás sinfônica 2006 No ano de 2004, atuou como solista da Camerata Rio de Janeiro, concerto gravado pela TVE. Em 2005, foi selecionado pelo Prof. Massimo Giorgi para solar com a orquestra do Festival de Brasília. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ na Sala Cecília Meireles. Toca na Orquestra Solistas do Rio e já participou da Petrobras Sinfônica e OSB.

20h15 – Dôdo Ferreira (jazz – straight ahead)
Contrabaixista, compositor e musicoterapeuta, Dôdo Ferreira apresenta seu show „Fazendo um Balanço‟, onde criatividade e bom humor se alternam com momentos de extrema delicadeza musical, permeados de jazz, blues, samba, toada, frevo e bossa nova. O trio tem como característica principal a valorização da atitude lúdica no fazer musical; „invenção e „cumplicidade são as palavras-chave de suas performances.

Dôdo Ferreira (contrabaixo e direção musical), Gabriel Geszti (piano e acordeon) e João Cortez (bateria e percussão).

Sábado - 01 de outubro

19h00 - Augusto Mattoso Trio (estilo livre – jazz ECM)

Começou seus estudos aos 11 anos, foi aluno de Antonio Arzola na Uni-Rio onde se formou em Música. Tocou na Rio Jazz Orchestra e acompanhou virtuoses como Carlos Malta, Osmar Milito, Hamileto Stamato, entre outros no Brasil, na Europa e na Ásia. Lançou seu CD solo com músicas autorais em 2010.

Augusto Mattoso (contrabaixo e direção musical), Itamar Assieri (piano) e Rafael Barata (bateria).

20h15 – Hernán Merlo (Argentina)
Os jazzófilos brasileiros que conhecem a cena do jazz argentino certamente já devem ter estado em alguma apresentação de Hernán Merlo. Este mestre do contrabaixo é nativo de Lomas de Zamora, província de Buenos Aires. Começou seus estudos no Conservatório Nacional de Musica Lopez Buchardo, transferiu-se mais tarde a Los Angeles, e posteriormente teve aulas com gigantes como Charlie Haden, Mark Helias, Michael Fomanek e Scott Coley. Ao longo de mais de 25 anos de estrada, Merlo vem se apresentando e confirmando sólida carreira exclusivamente no terreno do jazz moderno, sendo hoje um dos mais antigos atuantes na efervescente cena de música contemporânea naquele país. Tendo participado de muitas gravações e atuado com todos os atuais artistas desta corrente, nomes como Ernesto Jodos, Carlos Lastra, Lito Epumer, Enrique Norris, Quintino Cinalli, Patricio Carpossi, Juan Pablo Arredondo, Guillermo Romero, Sergio Verdinelli, Rodrigo Domínguez, Juan Cruz de Urquiza y Diego Urcola, para mencionar alguns.

Hernán Merlo (contrabaixo e direção musical), Fermín Merlo (bateria e Alan Javier Zimmerman (piano).

Domingo - 02 de outubro

19h00 - Gravíssimo Bass Ensemble

Esse ensemble de contrabaixos tem como característica os arranjos para a formação e a abertura para o improviso. Trata-se de um trio de contrabaixos que para aumentar as possibilidades de timbres são acompanhados por um piano, Ana Azevedo, e uma bateria, André Tandeta.

Lipe Portinho (contrabaixo), Augusto Mattoso (contrabaixo), Claudio Alves (contrabaixo), Tarcisio Silva (contrabaixo) Ana Azevedo (piano) e André Tandeta (bateria).

Lipe Portinho
Tocou 10 anos no naipe da Orquestra Petrobrás Sinfônica e esteve ao lado de nomes como: Paulo Sergio Santos, Henrique Cazes, Tim Rescala, entre muitos outros. Como arranjador é especialista em grandes orquestras e já escreveu e dirigiu para Ana Botafogo, Abertura da Árvore de Natal da Lagoa, Prêmio O Globo “Faz Diferença”, Renato Aragão, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Gama Filho, Camerata Santa Teresa, Abertura da Missa de 100 de JK, etc. Atualmente dirige a Sala Baden Powell.
Tarcisio Silva
Foi aluno de Sandrino Santoro na UFRJ onde se formou em Música. Toca na Orquestra da UFRJ e já participou da Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional e por mais de 25 anos da OSB.

Serviço

Local: Sala Municipal Baden Powell: Av. N. S. Copacabana, 360
Ingresso: R$ 30,00.
Tel.: (21) 2548-0421
E-mail: badenpowell@ig.com.br                                                                               CLUB DE JAZZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário